Antes na Grécia antiga o techne era separado do logos , techne era para os não cidadãos enquanto o logos era para os cidadãos.Os gregos achavam que a técnica vinha do homem, já nascia com o homem.
a partir da revolução industrial 1750 que foi unida a palavra com o estudo e apareceu as enciclopédias e o comércio do conhecimento. Somente pessoas com muito dinheiro tinha acesso a estas enciclopédias. Então antes do computador ser inventado já se falava em tecnologia.
José Ortega Y Gasset e Meditação da técnica de 1920
Primeira fase:
-A técnica é fortuíta e casual, é o modo de ser do ser humano, o homem produz instrumentos para adaptar a natureza a ele. porém somente o homem vai atrás do superfluo, ele produz mais que necessita, cria necessidades
Segunda fase:
- No início, antes da revulução industrial, nos primórdios, todos, por exemplo sabiam fazer sapatos, mas por não terem mais tempo foi delega ao sapateiro fazer sapato então apareceu o técnico em sapatos, como existia o técnico em móveis, isso é o técnico era o artesão e este conhecia toda a fase de produção, o homem diferente dos outros animais descobriu instrumentos para fabricar instrumentos, as máquinas e isso foi o pulo do gato do homem como espécie, pois se há indícios que os macacos também produzem ferramentas, o homem foi além ele construio máquinas para produzir ferramentas
Terceira fase:
-Então o artesão se divdiu em técnico , o que sabia fazer máquinas e consertá-las dos operários que simplesmente as manuseavam e não tinham conhecimento do que estava sendo produzido, a alienação.
A técnica precisa- agora de estudo .
Quarta fase:
a tecnica está disseminada, mas falta consciência, com a informática disseminou mais o estudo.
Pierre Levy Tecnologia da Inteligência
Ele fala que antes existia só a oralidade como tecnologia, se fazia uma roda ao redor ao mais velho da tribo e este contava o seu conhecimento. depois vei a tecnologia da escrita que se registrava tudo o que se falava, o que veio acabar com o problema da memória, porém houve entre alguns filósofos a desconfiança da escrita, e o problema de ser interpletado certo o que se escreve. Depois veio a informática hoje o problema é a localização das informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário